Pular para o conteúdo principal

Afinal Nazismo é de Esquerda?

O assunto veio à tona no mês passado (ago/2017) com o caso de Charlottesville em que manifestantes supremacistas brancos entraram em confronto com grupos antinazistas. À parte da discussão que se teve sobre o ressurgimento de grupos nazistas e sobre o tamanho da liberdade de expressão existente nos Estados Unidos, surgiu uma discussão nas redes sociais de pessoas tentando (e falhando ao tentar) argumentar e mostrar que a origem do nazismo é de orientação política "esquerdista".

"Ser de esquerda" ou "ser de direita" são duas expressões que as pessoas tendem a usar como característica à orientação política de alguém, equivocadamente. Pra entender o motivo é necessário saber a origem, ler sobre a Revolução Francesa. No início das discussões políticas, em 1789, onde seria decidido se a França continuaria a ser uma monarquia (sob domínio de um monarca) ou se tornaria uma República (sob domínio de um governo público), monarquistas se sentavam a direita enquanto os republicanos se sentavam a esquerda.

Mas e por que é errado rotular a orientação política da pessoa em direita ou esquerda? Porque você pode concordar e discordar de ambos os lados. Por exemplo na Revolução Francesa, existia essa separação na Assembléia apenas com relação a opinião da estrutura do Estado (que é o mais essencial quando se fala de política), porém existiam pessoas do mesmo lado do salão que discutiam sobre o sistema de governo (parlamentarista, presidencialista, etc), sobre a intervenção do Estado ou não nas questões socioeconômicas e assim por diante.

Ou seja, você pode simpatizar com os partidos de esquerda que tem um plano de governo a favor do combate a desigualdade monetária, porém você pode discordar com relação a liberação da maconha, por exemplo. Os conceitos "esquerda/direita" são muito limitados para definir o mundo da política, é preferível que esses grupos se dividam na sua concepção política, como liberais/anti-liberais, democráticos/ditatoriais, intervencionismo/não-intervencionismo, etc.

E onde entra o Nazismo nessa história? A palavra Nazismo vem do Partido Nazi, que por sua vez teve seu nome simplificado do alemão Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei. O Partido Nazista era nacionalista e acreditava que a sociedade deveria ser dominada pela raça que eles consideravam a raça ideal, que segundo eles era a raça ariana. O objetivo do partido era exterminar populações que eles acreditavam serem inferiores que a deles próprios, para isso seria necessário aniquilar negros, índios, judeus, asiáticos, etc.

Pessoas que adotaram esse partido jamais poderiam sentar do lado esquerdo na Assembléia francesa de 1789 porque eles somente se igualavam a eles mesmos. Quando você propõe uma estrutura social predominante de uma raça você adota a hierarquia social, característica principal dos monarquistas franceses do final do século XVIII, porém muito mais moderada. Isso se utilizarmos a Revolução Francesa como base para dividir as orientações políticas. O próprio Partido Nazista afirmava querer combater o Partido Comunista da Alemanha e o Partido Social-Democrata da Alemanha.

A confusão entre todas essas ideologias deve ter sido originada por dois motivos. A primeira hipótese é de que o Nazismo surgiu meio aos movimentos nacionalistas na mesma época do Stalinismo, dois movimentos que se utilizaram da violência para chegar ao poder e manter a ordem, porém com objetivos diferentes. A segunda hipótese é de que a origem do Partido Nazi com o nome Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mas não é misturando as palavras "socialista" e "trabalhadores" no nome do partido é que se tornará social-liberal. O partido era sim socialista, mas socialista para eles. Lutavam pela igualdade do seu povo, do seu trabalhador, de raça ariana.

Então de que maneira você quer afirmar que uma ideologia que combate partidos socialistas e comunistas e que se coloca acima de outras raças, seja uma ideologia do lado esquerdo da posição política? Isso não quer dizer que você precisa se tornar comunista e ativista. Não! Defenda a ideologia que você quiser, exceto os extremos, de ambos os lados. E sim! Nazismo é de extrema-direita, não nade contra isso. Não insista no seu erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 personalidades mais importantes para a política do século XIX

10 -  Abraham Lincoln A Gallup em 2011, divulgou dados de uma pesquisa popular onde os americanos colocaram Abraham Lincoln como o segundo presidente mais importante da história dos Estados Unidos. Afinal Lincoln libertou os escravos e venceu a Guerra Civil dos Estados Unidos de uma maneira que os estados do sul se unissem aos estados do norte. 9 - Rainha Vitória Num meio político onde homens dominavam a Rainha Vitória herdou a coroa britânica e a defendeu com garra. Está na lista não apenas por ter sido a referência de mulher no século XIX, mas também por ter iniciado a mudança na cultura política da Grã-Bretanha. Foi a partir da metade do seu reinado que a monarquia foi cedendo espaço para o Parlamento inglês, delegando a política para os parlamentares, e se concentrando em espalhar os valores familiares, na importância da mulher e na moralidade, fazendo da monarquia um símbolo dos costumes britânicos. A sua relação com outros reis da Europa estreitou os laços

Processo de independência dos países do Mercosul

Todos nós conhecemos, ou temos alguma noção do processo de independência brasileiro, relacionamos o fato com o grito de D. Pedro I nas margens do Rio Ipiranga, ou talvez com a pressão do Partido Brasileiro, dos seus líderes como Cipriano Barata e José Bonifácio e outros políticos liberais que representavam a sociedade quando incitaram o príncipe português a separar Brasil de Portugal. O que é certo afirmar é que a grande maioria dos brasileiros relaciona o acontecido com a data histórica do 7 de setembro de 1822. Em contrapartida, estamos fadados a estudar apenas a história brasileira e muitas vezes esquecemos de conhecer a história dos nossos maiores amigos. Argentina, Uruguai e Paraguai somam-se ao Brasil no bloco econômico mais importante da América do Sul, que movimenta milhares de produtos e uma enorme quantia de capital. Os países que hoje integram o Mercosul construíram as suas relações há um bom tempo e cada um já influenciou na economia do outro historicamente. A come