Pular para o conteúdo principal

As marcas do Renascimento

A crise do sistema feudal e os novos caminhos e culturas exploradas através do Mediterrâneo conquistado nas Cruzadas da Igreja Católica foram decisivas para a Europa se reinventar. O humano passou a ser valorizado, a pesquisa e a comprovação de fatos passaram formular o conhecimento científico da época, escritores da Antiguidade passaram a ser utilizados como base de consulta. O sistema político, econômico e social da época, dominado por produtores agropecuários (os senhores feudais) e pela Igreja, estava se dissolvendo, a construção do conhecimento com base no teocentrismo ficou em segundo plano. A avalanche de novas ideias e culturas aflorando na Itália deu espaço ao Renascimento.

A começar pela ciência, medicina, astronomia, física, geografia, história, biologia desafiaram as ideias conservadoras com a teoria do Antropocentrismo, seguida pelas teorias do Heliocentrismo, dos movimentos de rotação e translação do planeta Terra, da gravidade, das marés, da circulação pulmonar, todas embasadas e bem argumentadas pelos seus principais representantes renascentistas, como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johann Kepler, Miguel de Servet, entre outros.

Mas talvez os grandes influenciadores e disseminadores do Renascimento tenham sido os pintores, escritores, escultores e arquitetos do século XV. Ao contrariar a Igreja Católica, escritores que escreviam comédias e romances, muitas vezes satirizando o Catolicismo e criticando o comportamento do clero, davam mais liberdade de expressão a sociedade. Pintores e escultores traziam obras mais humanizadas, porém ainda religiosas, e com técnicas mais apuradas. Características que podem ser notadas nas obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Hans Holbein, respectivamente.

Image result for virgem dos rochedos

Na "Virgem dos Rochedos" nota-se o uso da técnica chiaroscuro, introduzida por esta obra, temos a retratação da Maria com São João Batista protegendo Jesus. Também é preciso o uso da profundidade e dos elementos naturais utilizadas pelo artista, dando aspecto 3D à pintura e de uma imagem mais viva. Para comentários mais precisos e sobre a diferenciação de ambas as pinturas pode-se consultar o blog de Gabriel Luis de Oliveira, no link http://leonardodavinci.cc/a-virgem-dos-rochedos/.

Image result for moses by michelangelo

A escultura de Moisés é tão aclamada por conter traços bem detalhados como as roupas, a barba e o cabelo, pela simetria perfeita, pela sua complexidade e por passar emoções, essas podendo ser interpretadas a sua maneira. Poucas obras de arte conseguem passar tanta informação como esta.

Image result for Henrique VIII

Tão popular ficaram conhecidas as pinturas humanistas que o artista se especializou na arte de retratos. É possível conferir os traços de profundidade tanto no ombro, como no colar pendendo ao pescoço do rei Henrique VIII, assim como o uso de traços bem detalhados e cores quentes se contrapondo com o fundo frio. 

Enquanto na arquitetura pode-se, basicamente, traçar o paralelo entre uma construção medieval que se encontra na forma de castelos e monumentos renascentistas contendo colunas, frontões triangulares nas fachadas, arcos de volta perfeita, abóbodas de berço e cúpulas. Trago para este trabalho grandes obras para exemplificar essas características: a praça de São Pedro, na cidade do Vaticano e o Capitólio de Washington D.C., nos Estados Unidos.

Image result for praça de são pedro no vaticano

Desenhada por Benini, no século XVII, é um dos maiores exemplos do legado que o Renascimento deixa para apreciarmos nos dias de hoje. As colunas cercando a praça e sustentando a vista da entrada da Basílica são os exemplos perfeitos das características da época, trazendo o toque final do obelisco ao meio, representando a memória da crucificação de Cristo e do martírio de São Pedro.

Image result for capitolio estados unidos historia

Originalmente desenhado por William Thornton, no século XVIII, é ainda considerada uma obra moderna, mantendo as características clássicas do período. Símbolo político dos Estados Unidos, é utilizado para abrigar o Senado e a Câmara dos Representantes. Sua construção foi iniciada no governo do presidente George Washington e concluída no ano de 1863, quando a estatua da liberdade no seu topo foi finalizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 personalidades mais importantes para a política do século XIX

10 -  Abraham Lincoln A Gallup em 2011, divulgou dados de uma pesquisa popular onde os americanos colocaram Abraham Lincoln como o segundo presidente mais importante da história dos Estados Unidos. Afinal Lincoln libertou os escravos e venceu a Guerra Civil dos Estados Unidos de uma maneira que os estados do sul se unissem aos estados do norte. 9 - Rainha Vitória Num meio político onde homens dominavam a Rainha Vitória herdou a coroa britânica e a defendeu com garra. Está na lista não apenas por ter sido a referência de mulher no século XIX, mas também por ter iniciado a mudança na cultura política da Grã-Bretanha. Foi a partir da metade do seu reinado que a monarquia foi cedendo espaço para o Parlamento inglês, delegando a política para os parlamentares, e se concentrando em espalhar os valores familiares, na importância da mulher e na moralidade, fazendo da monarquia um símbolo dos costumes britânicos. A sua relação com outros reis da Europa estreitou os laços

Processo de independência dos países do Mercosul

Todos nós conhecemos, ou temos alguma noção do processo de independência brasileiro, relacionamos o fato com o grito de D. Pedro I nas margens do Rio Ipiranga, ou talvez com a pressão do Partido Brasileiro, dos seus líderes como Cipriano Barata e José Bonifácio e outros políticos liberais que representavam a sociedade quando incitaram o príncipe português a separar Brasil de Portugal. O que é certo afirmar é que a grande maioria dos brasileiros relaciona o acontecido com a data histórica do 7 de setembro de 1822. Em contrapartida, estamos fadados a estudar apenas a história brasileira e muitas vezes esquecemos de conhecer a história dos nossos maiores amigos. Argentina, Uruguai e Paraguai somam-se ao Brasil no bloco econômico mais importante da América do Sul, que movimenta milhares de produtos e uma enorme quantia de capital. Os países que hoje integram o Mercosul construíram as suas relações há um bom tempo e cada um já influenciou na economia do outro historicamente. A come

Afinal Nazismo é de Esquerda?

O assunto veio à tona no mês passado (ago/2017) com o caso de Charlottesville em que manifestantes supremacistas brancos entraram em confronto com grupos antinazistas. À parte da discussão que se teve sobre o ressurgimento de grupos nazistas e sobre o tamanho da liberdade de expressão existente nos Estados Unidos, surgiu uma discussão nas redes sociais de pessoas tentando (e falhando ao tentar) argumentar e mostrar que a origem do nazismo é de orientação política "esquerdista". "Ser de esquerda" ou "ser de direita" são duas expressões que as pessoas tendem a usar como característica à orientação política de alguém, equivocadamente. Pra entender o motivo é necessário saber a origem, ler sobre a Revolução Francesa. No início das discussões políticas, em 1789, onde seria decidido se a França continuaria a ser uma monarquia (sob domínio de um monarca) ou se tornaria uma República (sob domínio de um governo público), monarquistas se sentavam a direita enqu